Tudo sobre o armário Capsula minimalista

Se você está no caminho de reduzir a quantidade de roupas do seu guarda-roupa, se você está começando a se interessar pelo minimalismo, ou se só quer facilitar a sua vida mesmo, o armário capsula é uma ótima opção.

O que é um armário capsula?

Um armário cápsula é um conceito que consiste em escolher um numero limitado de peças para o seu guarda-roupa para cada estação. O termo surgiu Lá na década de 70. Mas ganhou muita força e popularidade por causa da blogueira Caroline, do Un-Fancy.com. Ela selecionou 37 peças do seu armário para viver por alguns meses e registrou a experiência.

A maioria dos armários cápsula são montados para serem trocados a cada estação. Ou seja, um armário capsula ‘novo’ a cada três meses. E assim você tem maior claridade também na hora de vestir peças adequadas para o clima daquela estação. E esse é só um motivo pelo qual ter um armário Capsula.

Porque ter um armário Capsula?armário Cápsula

A gente acumula muita roupa no nosso guarda-roupa. Eu sei disso porque fiquei soterrada de roupas a ponto de tomar espaço nos outros armários da casa, e ainda assim achava que não tinha nada para usar. O problema é que a gente se sente assim por não ter uma visão clara do que temos, e do que realmente usamos e combina com o nosso estilo. O armário Capsula é uma super mão na roda nisso. Você não precisa se desfazer das roupas que entrarem no seu armário capsula, você pode apenas guardar todas elas e esperar a próxima estação para vê-las de novo.

Além de ajudar a ver claramente o que você tem de roupa, deixa a tarefa de se arrumar mais fácil. Com uma cápsula, você tem um numero muito menor de opções, mas que você selecionou com cuidado. O que significa que você vai sempre ter roupas bonitas e confortáveis. E que você gosta.

Para mim, pessoalmente, ele foi uma das coisas mais importantes em desenvolver o meu estilo pessoal, e me desfazer das roupas que eu não usava e que não me faziam me sentir bem. O um ano que fiz de armário capsula me abriu os olhos para tudo que eu não usava, e tudo o que eu não gostava de usar. Isso me ajudou a me ver no estilo em que eu me sinto mais eu.

Quantas peças tem (e quantas de cada coisa)

Essa parte é bastante pessoal, então vou dividir com vocês o meu relato. Como eu contei nesse post aqui sobre o meu armário capsula, eu geralmente selecionava 37 peças de roupa para usar pela estação, e o restante ia para uma mala que ficava dentro do armário do escritório, escondidinha. E que eu só olhada de novo na próxima virada de estação.

Dentro dessas 37 peças de roupa, eu sempre escolhi tentei deixar tudo de uma forma mais igual. Ou seja, eram geralmente:

9 partes de cima,

7 partes de baixo,

2 vestidos,

9 casacos , jaquetas, cardigãs e suéteres

9 sapatos.

Isso para o inverno. Para o verão, geralmente esses casacos caiam para uns 3 ou 4 casacos leves no máximo, e o restante era distribuído entre as outras peças.

Quais peças contam?

Quando comecei isso foi uma grande dúvida. Mas eu acredito que cada pessoa monta o armário capsula para se adequar as suas necessidade. Por isso, no meu armário capsula eu contava sempre as roupas que uso para sair, para trabalhar, e por ai vai.

Mas não contava as roupas de dormir, roupas de academia e lingeries. Essas eu sempre tive poucas, e esse número foi diminuindo inclusive por reflexo do armário Capsula.

 

A experiência de ter um armário capsula mudou muito a forma como eu me visto, e como eu encaro aquilo que tem no meu guarda-roupas. E espero que com essas dicas eu possa ajudar você a fazer o mesmo.

Facebook Comments

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *