O que fazer em dois dias em Berlim?

o que fazer em dois dias em berlim

Nos posts anteriores sobre essa Eurotrip, eu já falei um monte sobre planejar a viagem e sobre Paris e as coisas que fiz lá. Mas não foi só para Paris que eu fui nessa viagem. Hoje vou falar um pouquinho sobre os nossos dois dias em Berlim!

 Dois Dias em Berlim

Gente, que cidade linda! Ela é uma mistura maravilhosa entre a arquitetura clássica, parques imensos, prédios modernos e memoriais muito interessantes.
 Dois dias em Berlim - Portão de Brandemburgo

O muro de Berlim

O Muro de Berlim está em todo lugar. Existe uma grande parte que foi preservada próximo ao Topographie des Terrors, antigo QG da Gestapo transformada em um museu sobre a instituição. Mas além dessa, vários trechos foram mantidos na cidade mostrando por onde ele passava e como ele dividia Berlim em lugares que hoje nós passamos tranquilamente.
Dois dias em berlim - o muro de berlim

Algumas partes do muro foram pintadas, outras tem placas memoriais. Mas a parte do muro de Berlim que foi preservada que mais me encantou foi a East Side Galery. Ela é uma galeria de arte de rua e graffiti a céu aberto. Os artistas tem como tela o 1.3 km do muro que separava Berlim Capitalista da Berlim Socialista. Valeu muito a visita, as pinturas são absolutamente lindas!

 Tiergarten

O Tiergarten é maravilhoso. Infelizmente não tivemos tempo para passear nele como eu gostaria, mas demos uma volta e ele me encantou. É uma floresta no meio de Berlim, com um monte de pontos turisticos e paradas maravilhosas. Quase não dá pra acreditar que tem tanto verde no meio da cidade! E dentro do Tiergarten tem um monumento chamado ‘Coluna da Vitória’, construída em comemoração a vitória da Prússia sobre a Dinamarca na guerra de 1864. Lindo demais! Vale separar um dia inteiro só para ir lá!

Checkpoint Charlie

Checkpoint Charlie era um dos postos militares para a passagem de estrangeiros e membros das Forças Aliadas entre a Alemanha Ocidental e a Alemanha Oriental e é mantido até hoje da mesma forma, inclusive com os soldados caracterizados. Além do Checkpoint, tem no local um museu que mostra as loucuras que as pessoas faziam para atravessar o muro clandestinamente. Vale a visita.

 

Os Edificios mais antigos são uma atração a parte. As igrejas, o Konzerthaus, tudo o que ficou inteiro depois das guerras permaneceu imponente, forte e magnifico. Fiquei realmente encantada com a cidade.

Brandemburger Tor

O Brandemburger Tor é provavelmente o monumento mais famoso da cidade, e um dos mais bonitos. Não só pelo portão, que é Grandioso, mais pela praça que o cerca e pela Unter Den Linden que segue a partir dele com inúmeros outros pontos lindos para se visitar.

Memorial do Holocausto

Bem pertinho do Portão tem um memorial que é lindo, mas mostra uma realidade muito cruel. É o memorial do holocausto, erguido em homenagem aos Judeus mortos vitimas do Nazismo. Nas fotos não dá para ter muita noção do tamanho das pedras. Elas são enormes.

Berlim é uma viagem muito histórica. E não só pelo mais antigo, mas pela nossa história recente. O muro, os memoriais e museus sobre o Nazismo, os pedaços de tudo o que esse mundo já sofreu com as guerras e eles fazem questão de preservar. Para lembrar e para deixar o exemplo de que isso nunca se repita. Claro que se você preferir fazer uma visita menos pesada, Berlim oferece muitas outras coisas lindas e interessantes. Mas acho que todo ser humano precisa que conhecer esse lado da história: nem tudo são castelos lindos. Nem todos foram felizes e contentes. E a humanidade conseguiu se recuperar de tudo isso.

Facebook Comments

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *