Será que eu sou Plus size?

plus size

 Que eu não sou uma pessoa magra e padrãozinho vocês já sabem. Mas quando eu comecei a fazer os posts de look aqui no blog, muita gente passou a me falar que acha super legal ver looks plus size. E ai me bateu uma duvida que eu nunca tinha parado pra pensar: Será que eu sou plus size mesmo?

 Pra falar bem a verdade, eu não sei. Não sei até porque não sei direito nem o que é ser plus size. Esse termo denomina uma coisa diferente pra cada pessoa, marca, loja, padrão de comparação no mundo. E nem mesmo a indústria da moda tem uma definição que todos concordam sobre o que é uma mulher plus size.

 Qual tamanho é Plus Size?

Segundo a indústria da moda, essa modelo é Plus Size.
Segundo a indústria da moda, essa modelo é Plus Size.

 Depois de pesquisar um bocado, eu vi definições muito variadas. “Plus size é a partir do tamanho 48” “a partir do tamanho US 8 (42) é considerado plus size”. Até mesmo essa modelo é considerada uma modelo plus size.

  E ai, como definir o que é plus size então?

Eu visto 44/46 dependendo da loja (lojas de departamento costumam variar até entre o 42 e o 48, para vocês verem como é absurdo esses sistema de numeração deles). Eu que peso mais de 80kg com os meus 1.68cm. Eu tenho pernas grossas, coxas que se encostam, barriguinha e braçinhos rechonchudos. Eu que nunca vi meu corpo representado em nenhuma campanha de moda até começarem a ser mais inclusivas, eu que apesar de ser gordinha ainda consigo comprar roupas em lojas de departamento. Eu sou plus size?

 As plus sizes dizem que eu não sou plus. Eu definitivamente não sou padrão, e francamente eu simplesmente comecei a ignorar esses rótulos todos. O que realmente me deixa muito triste é pesquisar o termo “Plus Size” em bancos de imagem, video e em vários lugares da internet e os resultados serem todos de pessoas acima do peso na academia sofrendo ou comendo besteira loucamente. Isso não reflete em nada a realidade!

 Conheço muita gente gorda (e por favor gente, gorda não é uma palavra ofensiva. Não coloquem esse peso na palavra, não incentivem gordofobia!) e acima do peso que come muito melhor e mais saudável que muita gente magra. Conheço muita gente gorda que se exercita todos os dias, que tem os exames maravilhosamente em dia e tá com a saude perfeita. Tenho um ótimo exemplo em casa: eu que to acima do peso tenho o colesterol, glicose, trigliceridios e etc tudo baixo e normal e meu marido, que sempre foi bastante magrelo, tem o colesterol lá em cima.

 Porque então associar o termo “Plus Size” a habitos não saudáveis ou a necessidade de correr pra uma academia?

Eu to feliz com o que eu vejo no espelho. Barriguinha de chopp, bracinhos de pitbull e coxas que se roçam loucamente quando uso saia. Eu também to feliz com o jeito que eu me visto, e no fim das contas esse é o importante. Não um rótulo que colocam na gente.

 

Se eu sou plus size, sou uma plus feliz. Se não, sou, continuo sendo feliz.

Facebook Comments

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *