O mito da feminilidade.

mito da feminilidade

A muitos tem incomodado o fato de a mulher atual, por ser e se mostrar tão autossuficiente para o coletivo, estaria tendo uma ausência de feminilidade. Estaria perdendo a essência do que é ser feminina.

O que é a Feminilidade?

A mulher que hoje em dia ocupa os mesmos cargos de destaque pelo gênero masculino. Ela que muitas das vezes se mantém no papel de provedora de sua casa. A mulher que encontrou também o seu canal de exposição sobre diversos assuntos. Esta mulher que foi censurada durante tanto tempo segue sendo censurada por, talvez, ter ido ‘’longe demais’’.

Contudo, o que precisamos pontuar por aqui é o caso do significado da palavra feminilidade. E do fato dela ser associada às tendências completamente tolas e pueris, tendo em vista que a mulher, somente pode ser feminina sem o heroísmo. Somente tem feminilidade sem a glória e triunfo sob quaisquer aspectos. Estas seriam características filiadas único e exclusivamente a masculinidade.

Sinto dizer, mas, este conceito (tanto quanto os demais impostos as mulheres), já estão por si só esgotados. Uma mulher não perde a sua feminilidade por angariar conquistas, tampouco por buscar seus sonhos e objetivos. A feminilidade pode se dar de vários modos, inclusive o do mais arcaico, sim!

Hoje, a mulher e toda a sua bagagem nunca estiveram tão em voga, e isso, em verdade, é muito bom, pois, finalmente estamos conseguindo puxar os olhares e discussões do mundo para as nossas questões, podendo, além disso, criar novas definições para tantos temas, como este, o da feminilidade.

Graças aos vários passos de uma longa luta, estamos tendo com todo o triunfo, glória e sentimento heroico, a chance de nos re-significar perante a sociedade.

——
texto de Olivia Casttelo

Facebook Comments

Veja também:

15 Comentários

  1. A mulher nunca perde a sua feminilidade seja em que momento ela estiver, muitos pode até achar isso mas a mulher sempre terá a sua feminilidade, a sua força de conquistar as coisas. Mas que bom que a sociedade está vendo que a mulher pode avançar mais alto, isso significa que as mulheres estão indo a luta para conquistar os sonhos, aquilo que elas tem de direito. Excelente o texto para nós mulheres, bjs.

  2. Todo esse preconceito que existe contra a mulher já está mesmo mais do que ultrapassado, aqueles que o semeam são dignos de serem chamados de burros e terem suas palavras ignorantes desprezadas por todos nós. Muito incomoda assistir, em pleno século 21, discursos que buscam reprimir a mulher e mantê-las isoladas no espaço de casa, algo vergonhoso para uma sociedade que se diz tão avançada. A mulher, para ser mulher, não deve se comportar como a sociedade exige, mas sim como se enxerga no mundo e como se sente bem!
    #ForçaàsMulheres
    Abraços 😊

  3. olá!
    Muito bom seu post! Esse mundo está ficando muito chato, sempre tem alguém criticando a postura do outro, todos temos nossas opiniões e escolhas… cada pessoa tem o direito de escolher o que a faz feliz, mais uma vez a sociedade querendo taxar como as pessoas devem agir. Oh, mundo complicado!
    Abraços.

  4. Olá, tudo bem?
    Acho que uma mulher não perde a feminilidade por seguir seus sonhos. Uma mulher não deixa de ser feminina por estar no exército ou trabalhando como pedreira ou jogadora de futebol por exemplo ou fazendo o que gosta, estão mostrando que nada é impossível, sendo felizes sendo do jeito que são, sem se importar com a opinião machista e ultrapassada dos outros.

  5. Boa tarde, como vai?
    Olha eu creio que ainda extiste um certo preconceito por a mulher de hoje ocupar o mesmo cargo que um homem, de algumas pessoas poucos instruídas, mas eu creio que usar esse termo feminilidade não tem muito o que destacar, por que nos mulheres somos o que domos. beijos

  6. Oi, Tudo bom?
    Amei seu texto, sim finalmente estamos abrindo o leque de discussões, feminilidade é muito mais amplo do que " se vestir de forma adequada, ou falar, ou mesmo agir".
    Feminilidade é ser forte e autentica, e ser verdadeira, ser o seu verdadeiro eu.
    Beijos, Joyce de Freitas.

  7. ola tudo bem ? parabens pelo post. As mulheres ainda são vítimas de preconceito e há muito a ser feito para diminuir a desigualdade de gêneros. Mais acredito que uma mulher nunca perde a feminilidade temos que fazer oque agente gosta sem se importa com a opinião dos outros!

  8. Uau que texto!! Já esta mais que na hora do mundo enxergar que, não somos apenas um rostinho bonito. Temos lutas, sonhos e desejos. E estamos indo atras e conquistando tudo. Ultrapassando o preconceito que nos cerca. Adorei o post. Beijos

  9. Eu acho que a mulher independente das conquista que vier alcançar, nunca, nunca mesmo perderá a doçura, nunca perderá a sensualidade, nunca deixará de ser feminina. É que as pessoas invertem muito as coisas hoje em dia. Espero que melhorem. Ótimo texto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *