Como é ser MINIMALISTA e trabalhar com COMÉRCIO

Ser minimalista e trabalhar em loja

Essa é a minha realidade aqui em Toronto: sou uma minimalista trabalhando em uma loja. E ser minimalista e trabalhar com comércio vem com toda uma carga de culpa que eu não esperava.

Vendas VS Minimalismo

Claro que mesmo trabalhando em uma loja eu continuo tendo as minhas filosofias de vida. Continuo acreditando que uma vida minimalista é a melhor coisa para mim. Ainda continuo acreditando que o consumo exagerado faz mais mal do que bem. Ainda quero ensinar pessoas a viver com o necessário e a largar o hábito de comprar só por comprar. Nada disso mudou.

Mas trabalhar em loja no canadá me mostrou também que eu posso trazer todas essas coisas comigo na hora de fazer o meu trabalho. Eu posso ser uma força positiva na loja onde eu trabalho conversando e conscientizando as pessoas ao meu redor.

Comércio VS Consciência

Trabalhar no comércio quando se é minimalista também vem com uma carga que pesa na consciência. Definitivamenmte eu me sinto mal vendo pessoas comprando itens que eu acho desnecessários, ou gastando dinheiro em coisas que eu tenho consciência de que não vão durar nada. Além disso, me sinto mal usando tanto plástico pra embalar as compras dos nossos clientes. São sacolas e sacolas que saem de lá todos os dias. Para resumir, acho que é mais justo dizer que me sinto mal de ser mais uma peça nessa cadeia de consumo.

A mesmo tempo, me sinto no dever de tentar mudar alguns comportamentos, e esclarecer quantas pessoas eu puder. Já que eu estou nessa posição, posso usar ela como uma plataforma. Posso plantar a idéia de um consumo mais responsável na cabeça de quem converso no trabalho.

Por exemplo, sempre incentivo a não usar sacola e optar, por exemplo, pela alça nas caixar ou sacolas reutilizaveis. E muita gente gosta da sujestão, e acaba aplicando nas próximas visitas. Já ví vários dos clientes que conversei passarem a andar com a sacola eutilizável que eu sugeri dentro da mochila. E assim reduzir o numero de sacolas de plástico que usam.

Além disso, sempre incentivo a escolher um produto mais durável do que o produto mais barato e que vai precisar ser substituido logo. Isso ajuda a pessoa a não gastar dinheiro daqui uns meses com outro produto.

Enfim, a verdade é que ser minimalista trabalhando com comércio é uma batalha diária para conscientizar as pessoas a sua volta a fazer decisões melhores na hora de comprar.

Facebook Comments

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *