Vale a pena investir em coisas de qualidade ao invés de economizar comprando o mais baratinho?

minimalismo na hora de comprar - capa

Isso foi uma coisa que ser minimalista me mostrou: o que é aplicar o minimalismo na hora de comprar algo, ou seja, fazer escolhas inteligentes na hora de comprar. Antes do minimalismo, eu sempre comprava coisas baratinhas, aquelas bem de promoção mesmo. E a quantidade de dinheiro eu gastava em coisas baratinhas que não duravam nada era imensa. Mas eu acabava não percebendo isso, porque tinha um monte de ‘coisinhas’ jogadas pela casa, e isso me distraia do fato de que nada que eu tinha realmente durava.

Vou usar um exemplo de um tênis aqui, porque foi a minha mais recente reposição de coisas que se desfizeram, e eu comprei uma nova para usar no lugar da antiga.

Quando você compra o baratinho

minimalismo na hora de comprar - tenis baratinho

Quando você compra um item baratinho porém sem muita qualidade, é interessante por pagar um preço baixo. O Tênis que eu substitui dessa vez por exemplo, quando comprei ele foi $10 euros na Primark. Isso dá $40 reais mais ou menos. É um valor consideravelmente baixo, e por isso faz a gente pensar que vai economizar. Mas se a qualidade não for boa, esse item vai se desfazer muito rápido. A costura solta, o tecido de desgasta rápido, o solado racha e descola todo do sapato, a palmilha encolhe… Essas foram só as coisas que REALMENTE aconteceram com esse meu tênis. As possibilidades são muito maiores.

Sim, eu comprei um tênis bonitinho e super barato, mas em um ano ele se desfez todo e eu tive que comprar outro para repor. Eu poderia comprar mais um tênis de 40 reais? Poderia. Mas em outro 1 ano eu ia ter que repor ele de novo e gastar de novo aquele valor “baratinho”. E eu por enquanto estou falando só do quanto EU gasto com isso. Mas se formos parar para pensar em tudo o que é gasto para produzir esse tênis, a conta é muito maior.

É um gasto enorme de matéria prima – de novo. É um gasto grande com embalagem- de novo.  Fora a energia, a água e vários outros recursos que são usados para produzir aquele item baratinho que você vai usar um ano e depois vai ter que comprar outro – de novo. Além do que já falamos: você gastando uma quantia x de dinheiro – de novo.

Quando você compra o mais caro, mas com uma qualidade muito maior

minimalismo na hora de comprar - tenis adidas superstar bico de metal

Nesse caso, parece um mal negócio porque o valor é maior para ser pago ali na hora. Foi o caso desse outro tênis, que foi bem mais caro do que o baratinho. Ele é um Super Star da Adidas, e custou cerca de 200 reais. Mas em compensação, ele vai durar comigo NO MINIMO 6 anos de uso. Sabe como eu sei disso? O ultimo tênis desse tipo que eu ganhei foi em 2012 no meu aniversário. O tênis de 2012 foi comigo para paris, para a Argentina, para TODOS os parques, Disney, e atrações que a gente anda muito que eu já fui até hoje. Ele está comigo de 2012 até hoje, e ainda vai durar mais uns 3 anos pelo menos. Ou seja, 6 anos talvez seja pouco par ao tanto que esse tênis vai durar. Sem contar que esse novo tênis é muito mais confortável do que o anterior a ele no meu guarda-roupas.

Como é um item com mais qualidade, eu não vou precisar repor ele daqui um ano de novo. Em 6 anos o que eu vou usar desse tênis só foi produzido uma vez, então é só uma embalagem durante esses 6 anos, e não 6 embalagens diferentes. É recurso, matéria-prima, energia, água gasta apenas para produzir 1 tênis por mais ou menos 6 anos. Não 6 tênis, um a cada ano usando aquele tanto de recursos e matéria prima na produção.

No final das contas, vai dar no mesmo que comprar 6 tênis baratinhos durante todo esse tempo. Até menos se ele durar mais do que os seis anos. E eu vou ter um produto muito mais duradouro, que vai ser mais confortável e que eu vou precisar substituir muito menos.

Vale a pena então?

Claro que não dá para todo mundo investir 200 reais em um tênis sempre. MAs se você tem essa oportunidade de escolher uma peça que vai durar mais tempo, que vai ser de maior qualidade e ela está com um preço bom, é muito melhor do que gastar várias vezes uma quantidade menor em um produto que não dura muito.  Qualidade é melhor do que quantidade. Ainda mais quando essa qualidade vai te ajudar a consumir menos coisas desnecessárias e te fazer ficar mais confortável e mais confiante com o que quer que seja que você está comprando.

Escolher o jeito mais inteligente de consumir, isso sim para mim é ser minimalista na hora de comprar algo.

Facebook Comments

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *