O que a Bettina e o seu patrimônio acumulado pode nos ensinar sobre o minimalismo?

O caso Bettina foi o acontecimento dessa semana, nos deparamos com vários textos, vídeos e vários memes, sobre o famoso vídeo de publicidade da empresa Empiricus com a Bettina dizendo sobre o seu patrimônio acumulado.

minimalismo na vida financeira

O minimalismo me ajudou a enxergar o meu mundo com mais propósito, digo o meu pois, o autoconhecimento é um processo que cada um de nós passa. Eu comecei a observar e analisar que eu precisava prestar atenção em mim, no meu eu primeiramente para poder passar algo para os outros, se descobrir é essencial.

Li um livro há muitos anos atrás, bem bacana, com um título bem apelativo “Como mudar a pessoa com quem você vive”.

Me lembro até hoje que estava em um encontro da igreja (nessa época eu frequentava a igreja católica, hoje em dia só possuo a minha fé e não frequento mais igreja alguma), ao final do encontro os voluntários vendiam artigos religiosos em prol da evangelização e cuidados com os mais carentes.

Estava eu lá, me dirigindo à saída, quando por ventura avistei aquele livro.

Nessa época, eu morava com meu padrasto alcoólatra, sofria horrores, passei por diversos abusos.  

Aquele título me chamou tanto a atenção, que tive que parar, olhar e comprar para lê-lo. Ele prometia mudar a pessoa com quem eu vivia, era a solução dos meus problemas.

Eu pensava que aquele livro viria com um manual, para eu tratar da doença que meu padrasto tinha.

Para minha surpresa, esse livro tratava de mudar a mim, o meu eu, eu deveria mudar a perspectiva para com os outros e deveria olhar mais pra mim mesma. O diálogo e todos os passos do livro tratavam-se da mudança da pessoa que mais você convive na vida: você mesma (o).

Muitas vezes queremos mudar o outro, queremos que o outro faça correto ou que o outro nos trate com amor, empatia e nos entenda, porém nos mesmos não fazemos isso conosco.

Quantas vezes nos denegrimos, no ferimos, nos machucamos e falamos mal de nós mesmos?

Com o caso da Bettina não foi diferente! Eu vi muitos memes, muitas pessoas se sabotando, falando mal de si, falando de suas dívidas, falando que não estava nem aí, se sentindo mal etc.

Ainda que a maioria seja uma sátira e na brincadeira, vivemos em um mundo em que nos comparamos o tempo inteiro.

As redes sociais não nos deixam passar nada, todo instante temos pessoas com vidas “bem-sucedidas” na nossa cara, a gente fica frustada, colocamos na balança só que a pessoa tem a mesma idade que a nossa e já conquistou o mundo e a gente tá aqui sem conseguir nada.

Eu fiz um vídeo no meu canal falando sobre o detox das redes sociais, como precisamos ficar somente com aquilo que nos faz bem. Não tem problema de você não seguir a blogueira super famosa, porque aquilo te deixa infeliz. Não seguir os parentes, pois eles só postam conteúdos que não te agregam nada.

Aqui está o meu vídeo!

Quantas vezes eu olho o instagram e vou na hashtag minimalismo e vejo muitos móveis e decorações que eu gostaria de ter na minha casa, tem muita coisa que ainda não é possível, pois a minha realidade é única.

Eu ainda não tenho dinheiro para construir a minha casa do zero e fazer decorações com grandes arquitetos minimalistas e tá tudo bem.

Tá tudo bem, você ter 22 anos e não ter 1 milhão em patrimônios acumulados, igual a Bettina.

Não existe receita de bolo: Pegue 1.520,00 reais e invista nisso ai você terá 1 milhão em 3 anos, não é assim que funciona na vida, já falei aqui anteriormente que a vida não é linear.

Eu assisti a vários vídeos com a Bettina explicando que não foi só essa quantidade que ela investiu, que existem outros fatores.

Eu mesma semana passada dei dicas sobre dinheiro que funcionaram pra mim e que eu acredito que funcionarão pra você também, mas lembrando que sempre você deve aplicar a sua realidade é claro, pois a sua realidade que vai comandar suas escolhas.

Texto 5 dicas para a sua vida financeira

Tá tudo bem, você ter errado no passado e ter entrado em dívidas, você ter sido consumista, você entrar hoje pro clube dos minimalistas, ter mais do que 33 peças de roupas no seu guarda-roupas.

Só você sabe o que você passa e passou.

Cada um possui o seu tempo, os seus objetivos, as suas metas. Pra mim, hoje é importante ter uma casa maior com um quintal, grama e árvores, para o meu cachorro correr, brincar e ter uma melhor qualidade de vida.

Pra você pode ser conseguir um motorhome e viajar o mundo, as possibilidades são infinitas. Por isso cada um é responsável pelo o que deseja na vida, são escolhas individuais.

A mudança está em você! Comece a ver o seu mundo, antes de ver o dos outros, se reconecte, se sinta, se ouça e perceba o quanto a sua vida é somente sua.

Facebook Comments

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *