Campus Party 2019: Minimalismo, Meio Ambiente, Trocas e Tecnologia

campus party 2019 capa

Essa semana está acontecendo a Campus Party 2019, maior evento de tecnologia do mundo edição São Paulo. Do dia 12 ao 17 serão realizadas atividades como Workshops, Hackthons, Palestras, Bate-papos, Campeonatos e muito mais. Os eventos são nas áreas de inovação, criatividade, conteúdo digital, jogos, internet das coisas, robótica, ciência, além de muito networking.

Eu vim a Campus como campuseira comum: sem camping. Existe uma área para você acampar que permite que você fique todos os dias no evento sem sair e aproveitar mais. Levando em conta que as atividades não param, e que pode ter aquela palestra que você está louca pra assistir às 3 da madrugada, o camping te auxilia demais pra que isso aconteça.

Não é minha primeira vez na Campus Party. Participei da edição de 2016 e sempre participo de eventos de tecnologia. Eu já fiz o curso na FATEC de jogos, o que fez o meu interesse aumentar.

Campus Party 2019 - Ana Carolina

Nesta edição, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações está realizando um projeto incrível: a troca de lixo eletrônico por um day pass ou credencial. Isso mesmo: você trazendo 4 itens maiores como CPU, Impressora, Notebook, Monitor, você adquiri uma credencial para participar todos os dias. Um item desses maiores dá direito a o day pass, passe livre para aquele dia. Ou você pode trazer 3 itens menores como teclados, mouse e celulares que também conseguirá o day pass. Uma bela iniciativa que me fez refletir sobre muitos fatores do evento.

Campus Party 2019 e Minimalismo

Sem sombra de dúvidas que o minimalismo está atrelado ao meio ambiente! É muito sobre o nosso consumo no todo. Essa iniciativa do governo é pra mim uma ação que merece muitas palmas. Eles prometem não somente recolher esse “lixo” que é tão peculiar, mas reciclar e tratar de todo esse material que fica perdido.

O meu companheiro havia ganhado o day pass só para o primeiro dia. Eu iria nos demais dias sozinha, pois eu tinha a credencial. Quando eu ouvi essa ação na cerimônia de abertura logo pensei: nossa temos tantas coisas que guardamos para descartar no devido lugar e ainda de quebra vamos conseguir vir juntos e aproveitar muito mais! Vinicius disse que pensou o mesmo: juntar o útil ao agradável nunca fez tanto sentido!

Trocando lixo eletrônico por ingressos

Não tivemos dúvidas de realizar essa troca: o Vinicius foi professor de informática durante muitos anos. Quando nos mudamos trouxemos muitos itens antigos que eram usados como material e queríamos descartar-los ou dar um outro significado para essas coisas. Tínhamos também 2 impressoras quebradas que o conserto era caro, além de a gente raramente imprimir algo aqui em casa. Pra gente não fazia sentido ter esse tipo de equipamento. No começo queríamos consertar, vender, doar… Mas sabe quando você tem uma coisa em casa que você deixa guardada porque acha que um dia vai precisar e um dia vai concertar e um dia vai usar novamente?

Pois é, faça uma reflexão comigo: esse dia tende a não chegar. Se você deixa guardado, raramente você vê e se recorda que aquele objeto está ali para conserto ou para ser usado. Eu uso a regra dos 6 meses pra praticamente tudo na minha vida: se não usei em 6 meses há 99,9% de chances que eu não vou mais usar na vida. Por isso, tudo eu coloco para uso e deixo a disposição. Aqui em casa não existem coisas para serem guardadas, elas ficam na “casinha” delas prontinhas para serem usadas.

Além de conseguirmos a credencial, de ajudar o meio ambiente e a ong que está realizando o trabalho de reciclagem, ajudamos a nossa casa esvaziar e ficar livre para coisas que façam sentido para nossas vidas.

Nossas credenciais

Convido você para fazer o mesmo, traga seus equipamentos e troque por um day pass, venha aproveitar a maior feira de tecnologia do país, ajudar o meio ambiente e a sua casa a ficar mais leve.

A feira vai até dia 17 de fevereiro, domingo agora, na Expo Center Norte na Vila Guilherme em São Paulo.

Facebook Comments

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *