O que um cachorro pode te ensinar sobre minimalismo?

Eu percebi que o modo como tenho levado a minha vida com o minimalismo, tem feito a diferença nas percepções que tenho sobre o mundo. Desde que o Hulk (meu cachorro) entrou na minha vida, tem sido descoberta atrás de descoberta.

Faz 10 meses que eu adotei o Hulk (cachorro). Ele foi resgatado, deixaram ele e mais 5 irmãos em uma caixa de papelão no Parque dos Paturis na cidade de Carapicuíba.

Ele chegou na minha casa com 3 dias. Tivemos que dar de mamar, ensiná-lo a fazer xixi e cocô, a se limpar, tudo o que a mãe faria nós fizemos, eu e meu companheiro.

Fiz um vídeo com a chegada dele, você pode assistir aqui.

Foram noites sem dormir, eu trabalhava em casa e o Vinicius trabalhava à noite. Quando ele chegava de manhã, ficava com o Hulk para eu descansar. Me lembro, como se fosse hoje. De hora em hora ele chorava querendo mamar, a noite fazia muito frio, ele precisava ser aquecido para não morrer, pois ele não conseguia manter a temperatura.

Era como uma criança humana.

Eu passei noites sem dormir, preocupada com o bem-estar dele, eu pensava nele antes de tudo, minha vida mudou por conta dele.

Os animais têm muito a nos ensinar.

O minimalismo fala muito sobre significado para nossas vidas, eu tenho certeza absoluta que o cachorro já nasceu minimalista.

O modo como o Hulk me faz enxergar o mundo tem tanto significado, tantos ensinamentos que resolvi compartilhar alguns aqui nesse pequeno texto.

1 – O Hulk (cachorro) me ensinou que todo o momento pode ser brincadeira

Uma das lições que o Hulk me proporcionou foi que todo momento pode ter uma brincadeira, a vida é mais leve do que pensamos. De tempos em tempos, ele vem com um brinquedo para podermos brincar com ele. Às vezes, eu estou cozinhando, escrevendo, trabalhando, lendo, lavando roupas, enfim, posso estar fazendo qualquer atividade. Ele sempre encontra um modo de ter atenção e de me deixar mais leve também.

Fiz um vídeo no meu canal sobre sobre Home Office e disse que os pets, são o sistema pomodoro real. Assista aqui ao vídeo.

Pra quem não sabe o sistema pomodoro consiste em você trabalhar, estudar, desenvolver alguma atividade com foco total durante um período de tempo e descansar outro período. Exemplo: Trabalho 30 minutos e descanso 10 minutos, nesses 10 minutos, eu vou ao banheiro, vejo as redes sociais, me permito ficar “desfocada” e nos 30 que estiver trabalhando, trabalho somente naquela tarefa que é necessária. No meu caso eu escrevo, então escrevo 30 minutos e descanso 10. É um exercício excelente de disciplina, eu me perco nas redes sociais, nos e-mails, nas notícias, ou esqueço do mundo lá fora.

O Hulk me faz lembrar a hora de parar e respirar.

2 – Precisamos passear e ver o mundo lá fora

Complementando o ensinamento anterior, os cães precisam de passeios diários. Antes do Hulk chegar em nossas vidas, eu adiava minha caminhada na rua, colocava todos os empecilhos possíveis e imagináveis. Atualmente fazemos caminhadas noturnas, faz com que seja mais fresco pra ele e pra gente também, revigora o dia e faz com que nosso sono seja melhor.

3 – Precisamos descansar, o sono é importante

O sono é algo tão lindo, eu admiro o meu cachorro, pois o sono dele é invejável. Ele sabe descansar, ele se permite descansar e enquanto dorme, parece que nada no universo o preocupa.

Eu sempre tive e tenho até hoje, dificuldade para ter um sono tranquilo. Dormir e descansar realmente, eu tenho crises de ansiedade e depressão, dormir é sempre um parto.

Depois do Hulk, tenho observado que a minha qualidade do sono está melhorando aos poucos.

4 – Precisamos dar valor ao essencial

Percebo todos os dias que para o Hulk tudo é intenso, um momento, uma brincadeira, a minha chegada em casa, uma bola nova, uma comida, uma cama nova, um passeio, os cheiros, os lugares…

Tudo é vivido intensamente por ele.

No meu texto sobre a Marie Kondo, falei bastante sobre a frase icônica dela, isso te traz felicidade? Eu uso isso pra vida e o Hulk me mostrou que ele só faz o que traz felicidade pra ele.

Eu comecei a ver o mundo um pouco mais devagar, dessa loucura que estamos acostumados e olhar como tudo acontece ao meu redor, observar e sentir os cheiros, as texturas, sentir o ambiente, viver realmente.

Acredito que nós enquanto sociedade estamos nos sentindo no piloto automático, tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo e ao mesmo tempo não acontecendo nada.

Devemos parar uns minutos e refletir sobre aquele agora.

5 – Você só entrega aquilo que você tem, Carinho deve ser demonstrado

Os pets, são só amor. Não tem outra palavra pra definir o que são essas criaturas aqui na terra, esses são os verdadeiros anjos.

O Hulk só tem amor, são lambeijos, são brincadeiras, é o corre-corre para demonstrar que está feliz, seus olhares, seu entusiasmo, sua alegria.

“Carinho deve ser demonstrado”

Eles só possuem coisas boas, eu acredito que nós seres humanos não os merecemos.

Mas mesmo assim eles estão aqui, nos ensinando a cada dia que amor é de graça, que nós podemos ter só coisas boas dentro de nós e manar isso pro mundo.

Uma vida minimalista e com significado é o que tenho tentado buscar a cada dia. Espero que a gente consiga olhar mais pra dentro de nós e enxergar tudo aquilo que realmente faça sentido.

Vamos emanar mais amor!

Facebook Comments

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *