A cozinha Italiana é a minimalista da culinária

Photo by Alex Loup on Unsplash
Quando você pensa em minimalistas, não existe uma imagem típica. Até mesmo porque cada minimalista tem a sua visão do que é o minimalismo e como ele melhor se aplica a nossas vidas. Mas existe uma coisa em comum entre todos nós: o minimalismo é sobre retirar os excessos para dar mais valor as coisas importantes e deixar a vida melhor. E  outro dia, fazendo um prato tipico italiano aqui em casa com meu marido, chegamos a conclusão de que a comida italiana é a minimalista da culinária.
Vou explicar: aqui em casa, nós absolutamente amamos a comida. E além de gostar muito de cozinhar juntos, nós também temos muito o costume de assistir documentários, séries, vídeos e aulas sobre comida. E quando se fala em comida italiana, sempre vemos os chefs, os cozinheiros, as Nonnas dizendo a mesma coisa: a comida italiana é sobre os bons ingredientes e o equilíbrio entre eles.
Photo by davide ragusa on Unsplash
É uma culinária cheia de pratos deliciosos, porém extremamente simples e com muito poucos ingredientes – que são selecionados com um extremo cuidado e preparados com muito carinho até se juntarem e virarem uma maravilhosa refeição. Mas ainda depois da refeição montada, os ingredientes continuam sendo as estrelas. 
E é incrível pensar que o melhor molho de tomates que eu já comi era feito somente de tomates frescos, manjericão e uma pitada de sal. O melhor nhoque eu eu já provei era apenas batata com farinha e ovos, e a pizza mais gostosa que eu já encontrei na vida era a mais simples e equilibrada: tomates bem escolhidos, queijo fresco e bem feito e uma massa caseira de nada mais que farinha e água que pode crescer em seu próprio tempo (sim gente, essa pizza desse exemplo foi feita aqui em casa pelo meu marido, e estava DIVINA). 
Photo by LUM3N on Unsplash
Eu poderia passar horas falando sobre as maravilhas dessa culinária simples e cativante, que em alguns pontos chega a ser rustica (a cozinha tradicional italiana é assim mesmo, e enche a boca d’água só de pensar nela), sem muitos floreios, sem muitos enfeites, sem muito geri geri, mas uma das melhores culinárias do mundo – apreciada e amada mundo afora por seus diversos pratos simples e absurdamente deliciosos.
Assim como a culinária Italiana, eu acredito que nossa vida é sobre os ingrediente e o equilíbrio deles. É sobre os momentos bons, sobre dosar o trabalho, sobre ter as pessoas que mais trazem bem a sua vida perto de você, sobre equilibrar bem aquela semana cheia de trabalho com aquele fim de semana de sentar no parque e ficar de bobeira olhando as nuvens. É sobre ver o que você precisa colocar nessa receita de felicidade e não adicionar aquilo que é desnecessário e que vai roubar o gostinho de paz e tranquilidade da sua vida. 
Photo by Serge Esteve on Unsplash
A essência da vida para mim, assim como a essência da cozinha italiana, é exatamente a simplicidade de belos ingredientes em harmonia. É sobre valorizar os momentos e pessoas que fazem nossos dias essa delicia de viver.

Facebook Comments

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *